Cronograma capilar para cabelo poroso: guia para recuperar os fios

DICAS DE CABELOS

As agressões do dia a dia – porquê a ação do sol, vento e chuva do mar -, o calor das chapinhas e secadores e os procedimentos químicos acabam ressecando e tirando o clarão do nosso cabelo.

O fio muito danificado acaba ficando com porosidade, ou seja, com as cutículas abertas, o que diminui a sua capacidade de reter líquidos e nutrientes. Com isso, o cabelo fica quebradiço, com mais frizz e com pouco clarão e flexibilidade.

Se você procura um tratamento eficiente e de longo prazo para restabelecer a textura e luminosidade dos seus fios porosos, pode apostar na técnica do cronograma capilar. Não conhece? Deixe que a gente te explique tudinho!

Faça o teste de porosidade no seu fio de cabelo

Antes de montar a sua agenda de cronograma capilar, você precisa saber qual é a principal urgência do seu cabelo. Para isso, basta fazer um teste de porosidade, supersimples de ser realizado em moradia mesmo. Veja porquê:

Quando o seu cabelo estiver limpo e sequioso, penteie seus fios e separe um fio inteiro que transpor na escova. Encha uma vasilha grande de vidro com chuva e coloque o fio lá dentro.

Olhe depois de alguns minutos e veja o posicionamento do fio de cabelo e conseguirá deslindar porquê está a porosidade dos seus fios e, por consequência, qual é a principal urgência do tratamento:

Teste de porosidade

  • Se o seu cabelo indicou baixa porosidade, é sinal que a sua cutícula está muito fechada, logo os seus fios estão saudáveis. Portanto, você pode apostar no programa de cronograma capilar de hidratação, para substanciar a textura.
  • Se o seu cabelo indicou porosidade normal, significa que ele está um pouco danificado, logo você pode apostar num cronograma capilar focado na lanço da nutrição.
  • Se o seu cabelo indicou subida porosidade, é sinal de que as suas cutículas estão muito abertas e os fios muito danificados. Portanto, você deve apostar no cronograma capilar mais intenso, focado na reconstrução da ligamento capilar.

O que é o cronograma capilar

Esta técnica zero mais é do que um calendário de tratamento que reveza etapas de hidratação, nutrição e restauração dos fios, montado de consonância com a urgência da sua ligamento capilar.

A teoria é que ao longo de quatro semanas o cabelo fique menos poroso, recupere nutrientes e vitaminas para que lucrar um paisagem saudável e brilhoso.

Esse tratamento é indicado para qualquer tipo de fio que esteja poroso e quebradiço, seja ele liso (1), ondulado (2a, 2b e 2c), cacheado (3a, 3b e 3c) ou crespo (4a, 4b e 4c).

Confira aquém os diferentes tipos de fios de cabelo para você saber em que categoria o seu fio se encaixa.

Tipos de fios de cabelo

Entenda cada lanço do cronograma capilar

Depois de você identificar o que o seu cabelo mais precisa entre hidratação, nutrição e reconstrução, é hora de você saber porquê esses procedimentos irão afetar os seus fios.

Para você entender melhor a urgência de executar separadamente cada lanço, a tábua aquém detalha a ação que elas terão nos seus cabelos durante o tratamento. Você também pode conferir que tipo de resultado usar em cada tratamento:

tabela de cuidados com cabelo

Uma vez que fazer um cronograma capilar e transformar seus cabelos

Monte a sua agenda de tratamento

Agora que você já sabe que tipo de tratamento seu cabelo precisa e o que cada lanço do cronograma vai fazer pela sua ligamento capilar, você está pronta para montar o seu calendário de tratamento para quatro semanas. Lembre de entre uma lavagem e outra, fazer um pausa de 48 horas.

cronograma capilar

Depois das primeiras quatro semanas de cronograma capilar, você já começará a notar uma diferença na textura do seu fio de cabelo. Você pode optar por seguir com a agenda de desvelo ou repeti-la de tempos em tempo, quando notar que seus fios estão ficando danificados novamente.

Veja também: