O que é maquiagem artística?, materiais, fotos e tutoriais

DICAS DE MAQUIAGEM

Paula Morais

Se você já se encantou com a caracterização de pessoas no circo, em programas de drag queen, filmes de terror ou em eventos de cosplay, um dos motivos foi pela maquiagem artística na construção dessas personagens. Esse ramo da maquiagem é encantador e mais livre de regras. Vem entender mais sobre esse mundo!

O que é maquiagem artística?

Segundo a maquiadora Tamires Gonzales, especialista em maquiagem artística, a prática é uma “vertente da maquiagem mais livre de regras na composição”. Por ser um estilo que permite mais liberdade, as maquiadoras podem explorar e praticar sua criatividade para expressar suas emoções.

Gonzales pontua as pinturas corporais do Egito Antigo como início da maquiagem e da maquiagem artística, na qual se contornava os olhos com um pigmento preto chamado Kohl. As pinturas tinham “tanto finalidade funcional, de proteger os olhos contra bactérias e areia do deserto, quanto cultural, pois acreditavam que dessa forma poderiam refletir sua alma através dos olhos”, completa a maquiadora.

Além disso, ela também relembra que “a pintura corporal e facial está presente há muito tempo na história dos povos indígenas, que utilizavam frutas, sementes, e argila como base das pinturas, por exemplo”. Tudo isso mostra como essa prática está presente em muitas culturas há muito tempo.

Como funciona a maquiagem artística

A maquiagem artística pode ter muitas finalidades e ser aplicada em diversas áreas da produção humana. Segundo Gonzales, as principais aplicações estão presentes no meio artístico, em geral. “No cinema e na televisão, por exemplo, podendo tanto ser aplicada em alguma caracterização e na confecção de algum personagem, ou criando efeitos especiais simulando um corte e hematoma”, explica a maquiadora.

A maquiagem artística também está presente no teatro, em espetáculos de danças e até mesmo em alguns eventos, como festas temáticas, carnaval, halloween, apresentações de drag queen e eventos de cosplay. Este ramo da maquiagem está lá para ajudar a construir a experiência estética e artística da produção.

Ficou curiosa para tentar fazer uma produção em casa? Então siga para o próximo tópico e confira quais são os materiais básicos para fazer uma maquiagem artística de respeito.

Materiais básicos para fazer maquiagem artística

maquiagem artística 22

Kaepstick Makeup

Se você se interessa pelo mundo da maquiagem artística, mas não sabe por onde começar, separe uma caneta e um papel para anotar os materiais básicos que qualquer maquiadora artística usa, segundo Tamires Gonzales. Assim, você verá que a prática não precisa ser tão difícil quanto parece.

    • Clown: é uma tinta cremosa à base de óleo que é resistente à água e ao suor. Geralmente é a escolha principal de tinta para eventos, já que permite uma longa duração;
    • Pancake: é uma base de alta cobertura ativada por água, mas que também pode ser utilizada seca, com intuito de menor cobertura ou de sombreados. Ela também sai facilmente com água, logo não é tão indicada para eventos longos;
    • Tinta facial líquida: é uma tinta que já vem pronta para uso e é a base de água. Além de ser utilizada para realizar desenhos em pinturas faciais e corporais, ela também é muito utilizada em pinturas faciais infantis, por ter secagem rápida e ser de fácil remoção;
    • Pó solto translúcido: o pó solto translúcido tem como principal objetivo selar todo produto cremoso, permitindo que ele não transfira e fazendo com que a maquiagem dure por muito mais tempo. Por ser translúcido, ele não altera a cor da base que está por baixo;
    • Massa para caracterização: é uma massinha que auxilia na criação de efeitos especiais, como cortes e texturas na pele, e auxilia também na confecção de próteses, moldando a ponta do nariz e do queixo para parecerem maiores em uma caracterização de bruxa, por exemplo.

Tudo anotadinho? Com esses produtos e muita criatividade, você estará pronta para explorar o mundo da maquiagem artística. E para te ajudar ainda mais, confira alguns tutoriais para testar em casa.

Tutoriais supercriativos para arrasar na maquiagem artística

A melhor forma de arrasar na maquiagem artística é aprender com quem já sabe. A busca de referências faz parte do início desse processo de aprendizagem. Por isso, veja 4 tutoriais que exploram técnicas da maquiagem artística:

Principais dicas e técnicas para cortes e hematomas

A maquiadora artística Karol Kaepstick preparou um vídeo supercompleto com técnicas e efeitos para complementar sua maquiagem de Halloween. Veja diversas formas de fazer efeitos de corte, raspão e hematomas, além dos materiais necessários para deixar tudo muito realista. Esse vídeo teórico também pode ser utilizado em outras maquiagens artísticas, sendo de Halloween ou não.

Maquiagem artística de nuvem

Quer uma make divertida e superfofa? Aposte nesse tutorial de maquiagem artística de nuvem. Com técnicas mais simples, a maquiadora Nay Firens te ensina a preparar a pele, fazer os olhos com uma estética de nuvens e finalizar a make com muito brilho. Para deixar a estética ainda mais completa, finalize o look utilizando roupas e acessórios no tom da sua make.

Maquiagem artística de borboleta

Está sem inspiração e não sabe por onde começar a fazer sua maquiagem artística? A maquiadora Karol estava passando por isso, até decidir preparar essa maquiagem de borboleta. Veja o passo a passo e os produtos usados e saia do limbo da criatividade também. Essa make maravilhosa fica ótima em adultos e em crianças!

Tutorial de maquiagem artística ‘pincel fácil’

Essa make viralizou nas redes sociais devido à sua facilidade e resultado impecável. A técnica de máscara da maquiagem artística é bem simples: utilize sombra marrom para fazer o esfumado da pincelada e depois é só fazer uma make bem completinha dentro desse espaço. Se você arrasa na maquiagem social, você terá facilidade em transformar ela em uma linda make artística, confira o vídeo!

Existem diversas técnicas e efeitos possíveis de serem feitos para complementar sua maquiagem artística. A melhor forma de aprendê-los é na prática. Então pense em qual make você quer fazer, e procure mais tutoriais para te ajudar.

20 fotos de maquiagem artística que fazem qualquer queixo cair

Ter um repertório de inspirações é muito importante para quem está começando a produzir maquiagem artística. Com esses modelos, aliado a sua criatividade, você consegue criar algo original e lindo. Que tal conferir algumas ideias agora?

1. A maquiagem artística é um ramo da maquiagem

maquiagem artística 23

Tamires Gonzales

2. Diferente da social, ela dá mais liberdade à maquiadora

maquiagem artística 24

Chelscy Pirett

3. Geralmente, ela é usada com um propósito

4. Seja uma make para alguma festa de Halloween

maquiagem de palhaço

Windiani Fonseca

5. Fazendo uma maquiagem artística de terror

6. Ou uma maquiagem artística mais simples

maquiagem artística 27

fabiperezmakeup

7. Para caracterizar um personagem

maquiagem artística 28

Kaline Marques

8. A maquiagem artística não precisa ser sempre elaborada

9. Ela pode servir para expressar sentimentos

maquiagem artística 30

BÁRBARA BOER

10. E dar asas à criatividade

11. Pense em uma temática da qual você gosta

maquiagem artística 32

LETICIA RODRIGUES

12. Agora, imagine como transformá-la em make

maquiagem artística 33

Gabriela Lugo

13. Elementos do fundo do mar para uma make aquática

14. Ou maquiagem artística de personagens famosos

maquiagem artística inspirada na série stranger things

Artist & Creative MUA

15. Com suas principais características destacadas

maquiagem de borboleta

Julya

16. Os materiais são importantes

maquiagem artística 34

Leïlo

17. Com eles, você transforma o rosto

maquiagem de alien

Gerard García

18. Que antes era uma tela em branco

maquiagem artística 35

Mariani Casaburi

19. E agora está uma verdadeira obra de arte

maquiagem artística 36

gen

20. Se divirta no seu processo de criação

maquiagem artística de homem aranha

Ella Virtucio

O mundo da maquiagem artística é enorme e encantador, com suas técnicas, produtos e possibilidades infinita de inspirações. Se você quer soltar a criatividade na make, que tal tentar reproduzir um delineado colorido?

Este conteúdo foi útil para você?

SimNão