Como organizar o guarda-roupa em 10 passos

RESENHAS

Manter um guarda-roupa sempre muito organizado pode ser uma tarefa simples e aprazível. Principalmente quando você tem a certeza de que isso será fundamental para manter as suas peças muito conservadas, além de lucrar qualquer tempo. Para facilitar esse processo trazemos 10 dicas que te ajudarão a colocar essa missão em prática! Teste e você verá que os benefícios são muitos!

1 – Utilize caixas, cestos e separadores para deixar cada coisa no seu lugar

Os cestos e caixas funcionam muito porquê gavetas que setorizem suas peças. Basta você colocar dentro deles organizadores menores, porquê as colmeias, que são excelentes para vigiar peças pequenas, porquê roupas íntimas. Para facilitar a visualização, você pode grudar etiquetas identificando o que existe dentro de cada caixa.

2 – Deixe em destaque as peças que você mais usa

Aquela calça jeans que mal para dentro do seu guarda-roupa, o tênis que você usa para espancar, a camisa que você mais gosta são peças que devem lucrar um lugar de destaque. Você pode deixá-las em um cabideiro fora do armário, ou vigiar em um quina peculiar do guarda-roupa, aquele que permanecer mais à vista. Assim você não vai perder tempo procurando o que quer no meio de outras peças.

3 – Organize as roupas por tipos e depois por cores

Para facilitar a escolha das peças, separe-as por tipo: calças, shorts, saias, vestidos, camisas, camisetas… Depois, dentro dessas separações faça uma graduação de cores, das mais claras para as mais escuras e por termo as estampadas. Assim, quando você for escolher as roupas já pode pensar nas combinações de cores que pretende montar e ir direto nas peças que correspondem a elas.

4 – Sempre que entrar uma roupa novidade, tire uma roupa antiga

O consumo consciente é uma ação importantíssima para manter a organização do guarda-roupa. Por isso, zero de aglomerar aquelas roupas que você já não usa há tempos. Entrou uma peça novidade, que saia uma antiga.

Não sabe porquê fazer isso? Aí vai uma dica: coloque todos os cabides com o gancho virados para o lado de fora, o oposto do que é generalidade. Quando tirar a roupa desse cabide, vire ele para a posição normal. Depois de 3 ou 4 meses você saberá quais cabides não foram usados e conseguirá identificar as roupas que estão só ocupando espaço.

5 – Aproveite cada divisória da melhor maneira

Identificar qual é o melhor uso para cada divisória do seu guarda-roupa é fundamental para otimizar seu espaço e processo. Aí vai algumas sugestões:

  • Abuse das gavetas para roupas íntimas e acessórios;
  • As prateleiras podem servir muito para roupas que funcionam melhor dobradas do que penduradas, porquê roupas de malhar, peças pequenas porquê shorts e peças grossas, porquê moletons.
  • Os cabides são perfeitos para preservar vestidos e camisas sem amassar.
  • Os ganchos servem para pendurar cintos, bolsas, lenços, além de colares e pulseiras.
  • Já os compartimentos mais altos devem ser usados para vigiar coisas que você não mexe sempre, porquê malas e galochas.
  • Nas prateleiras mais baixas, os sapatos. Guarde os mais delicados dentro de suas caixas para conservá-los por mais tempo.

6 – Dobre as roupas de maneira a poupar espaço e tempo

Você pode ser fã da dobradura tradicional ou dos famosos rolinhos de roupa, não importa! O fundamental é você escolher um deles e deixar as roupas sempre organizadas. Assim você economiza espaço e tempo pois fica muito mais fácil visualizar o que você tem disponível.

O que vestir: 50 ideias para você esbanjar estilo em qualquer ocasião

7 – Separe um espaço para seus acessórios

Bolsas, joias, lenços, chapéus, maquiagem… aqueles acessórios que nós amamos merecem desvelo e um lugar peculiar. Abuse dos ganchos, caixas e separadores para que eles fiquem muito organizados dentro do seu guarda-roupa. Isso irá preservar melhor suas peças, além de manter seu armário sempre aprazível visualmente.

8 – Roupas delicadas precisam de cuidados especiais

Peças delicadas, tecidos muito finos e roupas de gala merecem atenção peculiar. Para aquelas que você quer ter pra vida toda e quer ter certeza de que estarão sempre muito conservadas, use capas especiais. Não esqueça de colocar um sachê anti-mofo dentro da revestimento para sugar a umidade. De vez em quando lembre de penetrar a revestimento para ventilar a peça.

Closet pequeno: veja ideias incríveis para diferentes estilos

9 – Mantenha o guarda-roupa sempre limpo e aventado

Você pode não se dar conta disso, mas o guarda-roupa acumula muita poeira. De vez em quando, roupão as peças que estão no cabide e tire as peças da prateleira para passar um tecido úmido, só com chuva ou com pouquíssimo resultado de limpeza. Ventilar o interno do traste também é importantíssimo para que as roupas não peguem mofo. Para isso, abra muito as janelas do quarto e as portas do guarda-roupa e deixe entrar ar fresco por algumas horas.

Uma vez que se vestir muito: dicas básicas de voga e estilo

10 – Quanto mais organizado, mais fácil de encontrar suas coisas!

Lembre-se! Organização nunca é demais. Quanto mais muito viciado seu guarda-roupa estiver, mais fácil de você encontrar suas peças e mais muito conservadas elas estarão. Por isso, invista qualquer tempo todo dia para organizar o que foi mexido, pode ter certeza que um pouquinho por dia te fará lucrar alguns bons minutos ao longo das semanas seguintes.

Veja também:

Roupa social feminina: veja as peças que não podem faltar no seu guarda-roupa

Brechó online: saiba onde comprar e vender suas roupas

Receba dicas, novidades e ofertas exclusivas! Inscreva-se em nosso boletim agora!