Marketing de Moda

RESENHAS

21–29 minutos


Tornando-se pessoal: Marketing Experiencial de Moda e Outras Tendências que Mudam o Varejo.

A roupa nos permite nos expressar, refletir nossas culturas, nos destacar e nos misturar.

Nossa aparência afeta como nos sentimos em relação a nós mesmos – se parecermos bem, nos sentiremos bem.

Para que as marcas de moda se destaquem, suas estratégias de marketing precisam explorar essa psicologia e estabelecer uma conexão pessoal com o público.

Como as roupas estão tão ligadas às nossas identidades pessoais, não é de surpreender que haja uma enorme oportunidade de mercado para as marcas de moda que podem adotar uma abordagem de alto toque em sua estratégia de marketing.

De acordo com Muvon , 75% dos consumidores preferem que as marcas personalizem mensagens, ofertas e experiências e 33% dos clientes deixarão de comprar com uma marca se não o fizerem. No entanto, pode ser difícil oferecer um serviço personalizado online, e é para aí que a indústria está indo.

De fato, de 2000 a 2018, os varejistas online tiveram um aumento de 300% nas vendas, enquanto as vendas das lojas de departamento caíram 50%. Até 2023, espera-se que as vendas globais no varejo de comércio eletrônico atinjam US$ 4,9 trilhões.

Um mercado online saturado criou uma competição intensa e um mar de produtos que muitas vezes não se destacam uns dos outros na tela. Isso se tornará cada vez mais um desafio, pois os analistas estimam que 95% das compras serão feitas online até 2023 – o que significa que sua marca terá que cortar o ruído com menos tempo trabalhando diretamente com clientes em lojas de varejo tradicionais. Muitas marcas estão testando abordagens inovadoras e pessoais para inspirar os consumidores.

Onde estamos vendo mais atividade e sucesso? Marketing experimental de moda, campanhas de influenciadores e eventos de marca.

EVENTOS DE MARKETING EXPERIENCIAL DE MODA

Os eventos de marketing experiencial são eventos interativos que apresentam a mídia e os influenciadores às marcas em ambientes adequados à marca.

Os editores podem experimentar completamente o produto porque o estão usando da mesma maneira que fariam em suas próprias vidas.

Campanhas de influenciadores

As campanhas de influenciadores rapidamente se tornaram uma estratégia-chave de marketing de varejo. Um influenciador é alguém com muitos seguidores nas redes sociais, como um modelo, cantor ou blogueiro.

Uma campanha de influenciador é quando uma marca faz parceria com um influenciador para postar ou criar conteúdo com ou para a marca.

O marketing de influenciadores é uma maneira poderosa para as marcas mostrarem seus produtos diretamente para o público-alvo.

Para marcas de moda que desejam se destacar, as campanhas de influenciadores podem ser especialmente impactantes.

Pesquisas recentes descobriram que 74% dos consumidores confiam nas mídias sociais para tomar decisões de compra.

À medida que plataformas de mídia social como Instagram e Facebook continuam a otimizar suas plataformas para compras no aplicativo, é improvável que essa tendência diminua em breve.

Para as marcas, o apelo dos influenciadores é que eles têm fortes bases de fãs com os quais construíram confiança.

Quando os influenciadores postam sobre um novo produto, os seguidores podem estar mais inclinados a comprá-lo porque admiram e confiam nas recomendações do influenciador.

Por causa dessa conexão pessoal, uma postagem de um influenciador é muito mais eficaz do que um anúncio com alguém que seu público não conhece ou não se importa.

É mais provável que você ouça a recomendação de um amigo do que um anúncio de outdoor piscando, certo?

Exemplo de marketing de influenciador de moda: Garnet Hill

A CBC trabalhou com uma infinidade de influenciadores da indústria da moda com um histórico de engajar consumidores com sucesso.

Em 2018, desenvolvemos uma campanha digital integrada para engajar os clientes e impulsionar as vendas do varejista Garnet Hill .

Para o componente influenciador da campanha, enviamos a blogueira de viagens e estilo de vida Lauren Wells e sua família para o The Beach Club Charleston Resort.

Durante sua viagem, Lauren documentou sua experiência nas mídias sociais enquanto usava roupas Garnet Hill no cenário da marca do resort de praia.

Essa campanha de ativação social criou um belo conteúdo de estilo de vida para a marca e expandiu o alcance de Garnet Hill com mais de 1 milhão de impressões de influenciadores.

Eventos de marca

Eventos de marcas individuais – experiências que promovem um produto, programa ou serviço específico – podem ser outra ótima tática para dar vida ao estilo de vida de uma marca.

Esses eventos pontuais e localizados são perfeitos para lançamentos de produtos, lançamentos de coleções ou até mesmo colaborações especiais.

Exemplo de evento de marca de moda: Primark e o Boston Ballet

A CBC trabalhou recentemente com a varejista de moda rápida Primark em um evento para promover sua coleção de férias durante a temporada de festas desordenada.

A Primark fez uma parceria com o Boston Ballet para fazer um evento na sua loja local de Boston e untaram-se a 12 micro-influenciadores de moda e estilo de vida para exibirem as suas roupas Primark na apresentação de The Nutcracker do Boston Ballet.

Durante o evento, os influenciadores partilharam a sua experiência nos bastidores nas redes sociais, marcando os seus looks Primark com o pano de fundo de um evento local extremamente popular.

O objetivo? Inspire os espectadores a comprar peças de Natal da Primark para os seus próximos eventos de Natal.

A campanha teve uma resposta fantástica, alcançando mais de 776.000 pessoas e ganhando 12.700 engajamentos.

Quais são os 4 Ps do marketing de moda?

Os 4 Ps do marketing incluem produto, preço, praça e promoção .

Esses são os elementos-chave que devem estar unidos para promover e promover efetivamente o valor único de uma marca e ajudá-la a se destacar da concorrência.

Então, como um profissional de marketing de moda pode se destacar entre a concorrência?

Compilamos uma extensa lista de 31 dicas de marketing de moda – para melhores anúncios online e offline – para se tornar a marca de roupas mais popular da moda. 

1. Mantenha a aparência da sua marca consistente em todos os seus esforços de marketing

As marcas de moda de maior sucesso têm um estilo que permanece consistente.

Veja Ralph Lauren, por exemplo.

O visual da marca permaneceu consistente ao longo de toda a minha vida: azul marinho, branco, vermelho, polo, formal e clássico me vêm à mente quando penso nessa marca. A empresa tem feito um trabalho fenomenal em manter seu estilo de marca e marketing consistente ano após ano.

2. Concentre-se nos seus best-sellers
Isso pode parecer uma dica óbvia, mas os profissionais de marketing de moda geralmente são tentados a pular em novas tendências ou novos estilos que estão saindo.

Embora essas possam ser estratégias bem-sucedidas, nunca se esqueça de quem são as verdadeiras estrelas.

Afinal, seus best-sellers são considerados “best-sellers” por um motivo!

3. Invista em seu site

Pois é! Mas você ficaria surpreso com quantos profissionais de marketing de moda permitem que seus sites fiquem em segundo plano. É importante tratar seu site com o mesmo amor e cuidado que você trataria seu filho.

… Ok, talvez isso seja um pouco dramático.

Mas o ponto é o seguinte: a aparência, a sensação e a funcionalidade do seu site são muito importantes porque seu site funciona como a vitrine virtual da sua marca.

Certifique-se de que você está continuamente atualizando, testando e mantendo seu site com uma aparência completamente fabulosa o tempo todo, exatamente como faria para a vitrine da sua loja.

4. Lembre seus compradores sobre seus carrinhos de compras
Você sabia que cerca de 70% dos compradores online abandonam seus carrinhos de compras ?

Eu sou frequentemente um desses compradores. Com tantas distrações todos os dias, é fácil entender o porquê.

Isso significa que VOCÊ, o profissional de marketing de moda, precisa implementar maneiras de lembrar esses compradores distraídos do que ainda está no carrinho.

Seja uma campanha de e-mail, anúncios de remarketing ou lembretes sociais, configure um sistema (ou vários) para que esses compradores terminem o que começaram!

5. Instilar DEAL FOMO o mais rápido possível

Ok, “Deal FOMO” pode ser um termo que acabei de inventar, mas é realmente uma coisa!

Se uma de suas marcas favoritas estiver com 50% de desconto, entregando frete grátis ou incluindo um presente surpresa em sua próxima compra, você NÃO QUER perder a oportunidade de aproveitar essas ofertas especiais.

Veja o exemplo abaixo para GILT com seus preços especiais de 24 horas para o Dia dos Pais.

6. Crie guias de estilo
Estar no setor de marketing de moda, emparelhar sapatos, roupas e acessórios pode parecer uma coisa fácil e natural para você.

No entanto, seu público provavelmente não tem o mesmo nível de facilidade de moda.

Para ajudar seus compradores a terem a melhor aparência, crie guias de estilo.

Eles não servirão apenas como ferramentas úteis e educacionais para os compradores, mas também serão ótimas ferramentas para usar em seus sites, campanhas de marketing por e-mail e anúncios sociais.

Com todos os usos potenciais, criar alguns guias de estilo bem elaborados definitivamente vale o esforço!

7. Use vídeo sempre que possível


Não é segredo que o vídeo é quente, quente, quente.

Profissionais de marketing que usam vídeo aumentam a receita 49% mais rápido do que aqueles que não ! Portanto, se você não estiver usando vídeo, entre no trem do marketing de vídeo! Há tantas maneiras de usar o vídeo no mundo da moda.

Seja modelando seus best-sellers, exibindo sua coleção de verão ou dando uma espiada em uma nova linha.

O marketing de vídeo pode ser útil para anúncios de mídia social, seu site, campanhas de marketing por e-mail e a lista continua.


8. Crie um canal do YouTube

Agora que você está usando vídeo em seu marketing de moda, por que não criar um canal no YouTube para expandir seus esforços para um público totalmente novo?

Muitos fashionistas passam tempo no YouTube, então criar uma presença não é uma má ideia.

Bônus: você também pode usar o YouTube para veicular anúncios de marketing de vídeo.
9. Tenha um blog consistente e de qualidade

O blog não é apenas uma ótima maneira de compartilhar informações gratuitas e úteis com seu público, mas também pode ser uma ferramenta de marketing de moda super eficaz.

A execução de um blog consistente e de qualidade pode ajudar a construir o SEO do seu site, levando a mais tráfego gratuito.

Também ajudará você a se conectar com seu público para criar fidelidade à marca, o que pode levar a novas parcerias com a marca.

Garanta que seu blog mantenha um calendário de publicação frequente e consistente com conteúdo de alta qualidade para manter seu público engajado.
10. Faça parceria com blogueiros de moda conhecidos

Recentemente, meu noivo e eu participamos de um casamento onde uma blogueira de moda com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram também estava presente.

11. Faça parceria com suas lojas físicas locais

Também pode ser uma estratégia útil colocar as coisas offline e construir parcerias em sua própria comunidade.

Seja um restaurante de tapas local ou uma loja de decoração popular na cidade, construa relacionamentos com empresas de tijolo e argamassa para ajudar a promover as marcas umas das outras.

12. Torne-se um profissional de hashtags
#Hashtagging pode parecer uma ferramenta inútil para você, mas definitivamente sou um defensor do uso de hashtags como estratégia de marketing em todos os setores.

Por quê? Porque as hashtags podem ajudá-lo a alcançar novas pessoas, conectar-se com outras pessoas, criar concursos de marca e – bem, a lista continua.

Se você é novo no jogo de hashtag, confira meu guia recente de hashtags do Instagram aqui !

13. Remarketing EM TODOS OS LUGARES
Se você não está usando o poder do remarketing, VOCÊ PRECISA ESTAR!

Por quê? Porque o remarketing permite capturar visitantes recentes que saíram por algum motivo ou outro.

Seja um carrinho de compras abandonado, um blog drop-off ou um novo visitante que não explorou sua nova linha de sandálias de verão, esses usuários são oportunidades.

O remarketing é uma maneira eficaz de dizer: “Ei! Lembre de mim? Volte, e eu vou te mostrar exatamente o que você quer J.


14. Use anúncios em carrossel no Instagram e no Facebook

Supondo que você já tenha uma presença de mídia social nos maiores canais como Instagram, Facebook e Twitter, é fundamental usar esses canais da maneira mais eficaz para atingir suas metas de marketing de moda.

Uma forma de fazer isso no Instagram e no Facebook é escolhendo os melhores formatos de anúncio. Os anúncios em carrossel permitem exibir várias imagens em formato de revista.

Você pode até pensar neles como mini-guias de estilo. Use esse formato de anúncio para exibir seus produtos, sejam os mais vendidos, uma coleção de vestidos de verão ou uma nova linha de camisas de golfe masculinas!

15. Execute anúncios de coleção no Instagram e Facebook
Você sabia que existe uma maneira de permitir que seus clientes comprem sem sair de suas preciosas contas do Instagram e do Facebook?

Chama-se Anúncios de coleção .

Você pode tê-los visto antes; essas belezas exibem uma imagem ou vídeo principal com quatro imagens ou vídeos de acompanhamento e, quando um usuário clica, ele pode comprar como desejar.

Bonito, legal né? E por que não dar ao seu público outra forma de gastar dinheiro com sua marca?

16. Mostre as prévias nos Stories

O recurso semelhante ao Snapchat do Instagram, Stories, é uma maneira não comprometedora de compartilhar conteúdo, pois dura apenas 24 horas.

Use histórias para ajudar seu público-alvo a criar um vínculo e conexão com sua marca.

Compartilhar “sneak peaks” de novos estilos que estão sendo lançados, mostrar algumas cenas dos bastidores ou dar ao seu público um pico da cultura da sua empresa são ótimas maneiras de usar o recurso de história no Instagram.

17. Lance um concurso social

Os concursos de mídia social são uma ótima maneira de envolver seu público com sua marca.

Eles também podem ser críticos para expandir seu alcance para um novo conjunto de clientes em potencial.

Um concurso pode ser tão simples quanto marcar alguns amigos, compartilhar sua postagem ou usar sua hashtag de marca.

Ou você pode torná-lo mais complexo, como o abaixo, que exige que você faça uma compra para entrar.
18. Faça campanhas de marketing por e-mail atraentes

O email marketing é uma ferramenta crítica para qualquer profissional de marketing de moda.

Certifique-se de ter uma estratégia robusta de campanha de e-mail para se comunicar regularmente com leads sobre ofertas especiais, vendas, novos estilos ou itens populares que estão de volta ao estoque.

Automatizar seu fluxo de e-mail vinculado a um comportamento específico ajudará a melhorar a relevância;

Por exemplo, se alguém concluir uma determinada compra que o leve a acreditar que estaria interessado em um upsell específico, insira-o em um fluxo de e-mail que solicite essa compra.

19. Texto de anúncio de teste A/B, linhas de assunto de e-mail e outros conteúdos

O teste A/B é uma ótima maneira de levar sua estratégia de marketing de moda a um novo nível de sucesso.

A execução de testes A/B é uma maneira simples e eficaz de determinar o que ressoa melhor com os membros do público.

Embora você deva fazer testes A/B em vários componentes de uma campanha, certifique-se de se concentrar em um componente de cada vez.

Por exemplo, teste A/B nas linhas de assunto do seu e-mail para ver qual obtém as melhores taxas de abertura.

Depois de encontrar um vencedor, faça um teste A/B nas miniaturas de vídeo em seu e-mail para ver qual delas é mais clicada.

20. Planeje as campanhas de férias com bastante antecedência

Como muitos profissionais de marketing de moda sabem, a temporada de férias é um momento crítico de vendas!

Seja um feriado badalado como o Natal ou um feriado marcante como o Dia dos Namorados, o planejamento para esses picos sazonais é fundamental para obter o máximo de vendas possível durante esses períodos de pico.

Comece a planejar com bastante antecedência!

21. Aproveite a programação de anúncios

Você sabia que para a maioria das campanhas de marketing online (Google Ads, Facebook, Instagram, Twitter), você pode programar a hora do dia e o dia da semana em que seus anúncios são veiculados?

Talvez você saiba disso, mas não tenha aproveitado esse recurso.

De qualquer forma, você deve saber quando é mais provável que seus compradores estejam ativos online.

Pegue esse conhecimento e implemente-o para que você pague apenas para exibir seus anúncios durante esses dias e horários de pico.
22. Incentive seus clientes satisfeitos a escrever depoimentos

Se você é principalmente uma empresa de comércio eletrônico, uma loja de varejo ou em outro setor da indústria da moda, as avaliações são importantes! Principalmente na hora de comprar roupas.

Ninguém quer passar pelo incômodo de visitar uma loja ou comprar roupas online para depois ter que lidar com a devolução de itens indesejados.

É por isso que os compradores usam as avaliações para influenciar sua decisão de compra.

Para que esses compradores se tornem clientes, incentive seus clientes existentes a escrever depoimentos.

A Rent the Runway é um exemplo de empresa que faz um trabalho incrível ao incentivar seus clientes satisfeitos a escrever comentários (eles até me convenceram a fazer isso, e eu não sou de escrever comentários com frequência).

Confira um exemplo de e-mail que eles me enviaram depois de usar seus serviços.


23. Entre na TV!
Mais fácil falar do que fazer, eu sei!

Mas se você trabalhar para fazer as conexões certas, tudo é possível.

Isso pode significar começar em sua estação de TV local, sim, mas imagine o que faria para sua marca ser exposta a um público tão grande quanto o The Today Show ! Considere contratar um profissional de relações públicas para ajudar a fazer essas conexões se você não souber por onde começar.

24. Aproveite a Rede de Compras do Google

Se você não está aproveitando a Rede de Compras do Google, está perdendo um grande público inexplorado!

Todos sabemos que o Google se tornou o ajudante para a maioria das pessoas que procuram qualquer coisa.

Agora, mais e mais pessoas estão comprando no Google, então garanta que sua marca tenha uma forte presença lá.

25. Use os anúncios gráficos do Google para aparecer em locais relevantes para as partes interessadas

Entre a Pesquisa do Google, o Shopping e o Display, pode ficar confuso sobre qual usar.

Embora você deva estar presente em todos os três, é fundamental não ignorar a Rede de Display do Google (GDN).

A GDN permitirá que seus anúncios sejam exibidos em sites com base em palavras-chave, tópicos e nomes de sites para que você possa segmentar seu público-alvo onde eles gostam de passar tempo on-line com um anúncio visual bonito e atraente como o abaixo.
26. Segmente seu público por interesses específicos por meio do marketing de mídia social

O nível de segmentação que você pode fazer em várias plataformas online é bastante notável.

Um dos meus favoritos para a indústria da moda é usar a segmentação baseada em interesses.

Por quê? Porque você provavelmente sabe no que seu público-alvo está interessado, então por que não segmentá-los com base nesses interesses?

Por exemplo, se você vende roupas de corrida, por que não segmentar pessoas interessadas em corrida e condicionamento físico?

27. Deixe as coisas offline com o marketing de guerrilha

Muitas das ideias que discutimos são estratégias de marketing online.

Mas por que não levar as coisas offline e para as ruas? Felizmente, o mundo é vibrante e vivo na vida real.

Incorporar algumas campanhas de marketing de guerrilha em seu manual é uma ótima maneira de se destacar e causar um impacto real.

Aqui estão alguns exemplos divertidos para despertar inspiração.

28. Faça um desfile de moda local em um lugar popular

Outra ótima maneira de deixar as coisas offline e fazer marketing de moda pessoalmente é realizar um desfile de moda em um restaurante popular ou ponto turístico.

Por exemplo, faça parceria com uma galeria de arte local e faça um show mostrando sua nova linha de primavera.

Forneça champanhe e descontos para que as compras fluam!
29. Faça com que as celebridades amem e usem sua marca

Mesmo que você não consiga que Taylor Swift comece a usar seus novos vestidos de verão, mas e uma celebridade local?

Esta dica é outra onde um profissional de relações públicas pode ser útil para fazer conexões proeminentes em sua comunidade.

30. Apele para as emoções do seu público

Se você pode construir uma conexão emocional com seus espectadores, você pode conquistá-los e fazê-los investir em sua marca.

Sempre que elaborar uma nova ideia de campanha, considere a emoção que você deseja que seu público sinta.

Felicidade? Calma? Nostalgia? Em seguida, crie conteúdo que evoque essas emoções.

Seja por meio de anúncios em vídeo, imagens e textos, ou qualquer outra coisa, as emoções são realmente poderosas para levar as pessoas à ação.

31. Envolva-se em uma boa causa
Existe alguma instituição de caridade ou causa que sua empresa apóia?

Se não, deveria haver! Por exemplo, a empresa de moda online Everlane tem tudo a ver com roupas éticas (pense em ambientes de trabalho seguros e salários justos).

Essa dica combina bem com o despertar da emoção, porque se você pode encontrar uma causa pela qual sua empresa é apaixonada, é provável que haja um grande público que também esteja emocionalmente investido nessa causa e, portanto, mais propenso a comprar com você do que com seus concorrentes.

Com essas dicas, seus esforços de marketing de moda provavelmente levarão você a precisar de mais roupas em estoque o mais rápido possível.

Cuidado com os compradores, novas marcas estão chegando!

Espero que tenha gostado do post. Até a próxima. Abraço.