Como fazer um cronograma capilar e transformar seus cabelos

DICAS DE CABELOS

Está com os cabelos fracos, opacos e quebradiços? Pois saiba que investir em um cronograma capilar completo pode ser a solução para restabelecer a saúde dos fios. Cá vamos explicar tudinho para você poder estrear logo o seu!

O cronograma capilar consiste em uma sequência de hidratação, nutrição e restauração para tratar a fundo as suas madeixas em quatro semanas. Organize-se para realizar o tratamento mais indicado conforme as necessidades do seu cabelo, garantindo que as ações se complementem ao longo da agenda de cuidados.

Veja aquém as tabelas semanais indicadas para cada tipo de premência. Se quiser facilitar o processo, salve no seu celular a imagem que corresponde à agenda indicada para as necessidades dos seus fios.

1. Hidratação – indicada para cabelos ressecados

A hidratação é a primeira e a mais importante lanço no cronograma capilar, indicada para cabelos sem movimento, opacos e que tenham indícios de ressecamento.

Esta lanço é responsável por repor flexibilidade e macieza às madeixas. Ela age diretamente no córtex capilar, a secção interna dos fios, devolvendo a chuva oriundo do cabelo, que vai sendo perdida devido às agressões constantes, e garantindo flexibilidade contra a quebra.

cronograma capilar tabela de hidratação

2. Nutrição – indicada para repor cintilação para o cabelo

A nutrição é o sigilo para repor a vida aos fios, por fim ela vai proteger os seus cabelos das agressões diárias responsáveis pelo ressecamento, frizz e fios porosos.

Esta ação repõe a categoria lipídica do cabelo, composta por ácidos graxos, por isso utiliza produtos que irão repor os óleos. Eles irão produzir uma categoria para manter as cutículas alinhadas e fechadas e impede a perda de chuva das madeixas.

cronograma capilar tabela de nutrição

3. Restauração – indicada para restaurar a ligamento capilar

A restauração é a solução para fios que estão enfraquecidos devido a processos químicos, descoloração, exposição excessiva ao calor, uso uniforme de chapinhas e secadores, exposição frequente ao sol e vento.

O processo irá atuar restaurando a ligamento capilar e devolvendo tamanho aos fios. Ao repor proteínas essenciais, porquê queratina e colágeno, o cabelo fica mais poderoso, resistente e, por consequência, menos quebradiço e poroso.

Cronograma capilar tabela de restauração

Invista em produtos próprios para o cronograma capilar

Selecionar os produtos adequados é crucial para obter os resultados desejados, já que o cronograma capilar é um tratamento muito específico, que terá um melhor resultado se realizado corretamente.

Para a hidratação, opte por máscaras formuladas com ingredientes que devolvam a umidade oriundo dos fios, porquê vitamina B5, babosa, ácido hialurônico, glicerina, algas marinhas, entre outros.

Durante a nutrição, invista em fórmulas à base de óleos vegetais. Esses ingredientes protegem o cabelo das agressões diárias, fechando as cutículas, pois são ricos em ácidos graxos, vitaminas A e E, e ômegas 3, 6 e 9. Óleos porquê argan, macadâmia, karité, abacate e oliva são altamente recomendados.

Já para prometer a restauração, você deverá usar máscaras com proteínas e aminoácidos, que compõem a ligamento capilar, devolvendo tamanho e fortalecendo os fios contra a quebra. Neste caso, a queratina é a proteína mais generalidade em cremes capilares e garantirá o resultado esperado.

Kit Lola Cosmetics Cronograma Capilar Be(m) dita Ghee

Creme de cronograma capilar Lolla

O kit contém:

Lola Cosmetics Be(M)dita Ghee Hidratação – Máscara Tratamento 100g.

Lola Cosmetics Be(M)dita Ghee Nutrição. Máscara de Tratamento 100g.

Lola Cosmetics Be(M)dita Ghee Reconstrução. Máscara de Tratamento 100g.

Repõe os nutrientes, resgata a força e repõe a tamanho capilar perdida pelas agressões químicas.

Kit Wella Cronograma Capilar Fios Perfeitos

Cremes cronograma capilar da Wella

O kit contém:

Wella Professionals Oil Reflections Luminous Reboost – Máscara 150ml.

Wella Professionals Invigo Nutri-Enrich – Máscara 150ml.

Wella Professionals Fusion – Máscara 150ml.

Repara a ligamento capilar, protege de quebras, nutre e hidrata profundamente e age na reposição de nutrientes essenciais.

Kit Cronograma Capilar Amend Principal

Cremes cronograma capilar Amend

O kit contém:

01 Máscara Capilar Amend Hidratação 250g.

01 Máscara Capilar Amend Nutrição 250g.

01 Máscara Capilar Amend Reconstrução 250g.

É indicado para cabelos danificados, ressecados, quebradiços e sem vida.

Descubra do que o seu cabelo precisa

Antes de iniciar a rotina do cronograma capilar, é fundamental entender o que o seu cabelo precisa. Se o problema é ressecamento, opacidade, falta de movimento, a hidratação é a chave. Se ele embaraça facilmente, apresenta frizz e opacidade, a agenda de nutrição é precípuo. Para cabelos que sofreram agressões recentes, estão quebradiços e porosos, é hora de investir na reconstrução.

Uma vez que fazer o teste de porosidade?

Antes de produzir a sua agenda de cronograma capilar, faça um teste de porosidade no seu cabelo para identificar suas necessidades. Penteie um fio de cabelo limpo e sedento e coloque-o em uma vasilha com chuva. Analise a posição do fio para prescrever o nível de porosidade:

  • Se o seu cabelo boiou, ele tem baixa porosidade, fios saudáveis. Logo, foque em hidratação no cronograma capilar.
  • Se o fio não afundou, a porosidade está normal. Logo, o seu cabelo tem danos leves, priorize a nutrição.
  • Se o cabelo afundou, está com subida porosidade, fios danificados. Portanto, invista no cronograma capilar de restauração.

Veja também:

Cronograma capilar para cabelo poroso: guia descomplicado para restabelecer seus fios

Uma vez que usar babosa no cabelo: aprenda a fazer hidratação e muito mais